Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Pró-Raia entrega computadores a instituições do concelho

Segunda-feira, 05.01.09

 

 

A Pró-Raia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte vai entregar 27 computadores a igual número de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s) do concelho da Guarda, que cuidam de idosos, no âmbito do projecto Avósn@net.
Várias associações, entre as quais o Centro Cultural e Social do Marmeleiro, celebraram já os respectivos protocolos com a Pró-Raia numa cerimónia realizada na tarde do dia 25 de Novembro, nas instalações da instituição, na Rua General Póvoas.
A cedência dos equipamentos informáticos insere-se no projecto Avósn@net, que visa possibilitar o acesso à Internet e às novas tecnologias da informação, por parte da população idosa do concelho.
Lurdes Saavedra, vereadora da Câmara Municipal da Guarda e presidente da direcção da Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte, referiu durante a cerimónia de assinatura dos protocolos que o Avósn@net é um projecto promovido pela Pró-Raia em parceria com a Câmara Municipal da Guarda que permite “levar as novas tecnologias aos Centros de Dia e aos Lares de Idosos, para que as pessoas maiores também tenham acesso às novas tecnologias e se aproximem dos familiares que estão longe deles”, através da utilização do computador com ligação à Internet.
Referiu que o Abvósn@net pretende “contribuir para a melhoria do bem-estar social dos idosos institucionalizados em Lar ou utentes da valência de Centro de Dia, por forma ao estabelecimento de contacto com familiares ausentes, combatendo a solidão e o isolamento social”. “Pretende-se com o presente projecto fortalecer os laços intergeracionais, estimular alegria entre os idosos e familiares e fomentar a prática das novas tecnologias”, acrescentou.
Recordou que o projecto foi aprovado pelo anterior Quadro Comunitário de Apoio e consiste na oferta, a cada IPSS do concelho, de um computador com uma câmara web.
Lurdes Saavedra adiantou que, no contexto desta iniciativa, a Câmara Municipal da Guarda está a dar formação aos idosos do concelho, no Espaço Internet que funciona no complexo das Piscinas Municipais.
Na ocasião, a responsável também desafiou as instituições presentes a apresentarem projectos a serem apoiados pelos fundos comunitários disponibilizados através do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) que vigora até 2013. “Tragam-nos ideias que serão apreciadas pela direcção da Pró-Raia”, apelou Lurdes Saavedra.
O Centro Cultural e Social de Aldeia do Bispo, a Associação Cultural Desportiva e Social de Pega, o Centro Paroquial Cultural e Assistência da Benespera, o Centro de Dia de Santana D´Azinha, a Associação de Melhoramentos de Aldeia Viçosa, o Centro Social e Cultural de Valhelhas, a Associação de Melhoramentos de Casal de Cinza, o Centro Cultural e Social do Marmeleiro, a Associação Social e Cultural de Famalicão da Serra, a Associação Amigos da Nossa Terra de Fernão Joanes, a Associação de Beneficência, Cultural e Desportiva dos Trinta, a Liga dos Servos de Jesus e a Comissão de Melhoramentos de Videmonte, foram as IPSS´s que assinaram protocolos com a Pró Raia na cerimónia realizada na semana passada.
O acordo de colaboração celebrado entre a Pró-Raia, o Município da Guarda e as IPSS´s refere que a Pró-Raia fica obrigada a “fiscalizar a utilização dos equipamentos informáticos durante cinco anos de vigência do projecto garantido a finalidade e objecto da candidatura LEADER” e a instalar os equipamentos informáticos nos vários Lares de Terceira Idade e Centros de Dia do concelho da Guarda.
As instituições vão ter que instalar a ligação ADSL (para acesso à Internet) e a “dinamizar a utilização dos equipamentos informáticos durante um período de cinco anos afectando-os aos fins do projecto”. Por outro lado, terão que “enviar mensalmente à Câmara Municipal e à Pró-Raia um mapa com a utilização diária do equipamento e a identificação dos utilizadores”, a “utilizar os equipamentos informáticos no âmbito do Projecto Avósn@net” e a “sensibilizar os familiares e amigos para a aquisição e utilização de equipamento (dispositivo Webcam), e divulgar o projecto”.
O projecto Avósn@net vigora entre Novembro de 2008 e Novembro de 2013 e é desenvolvido pela Pró-Raia na qualidade de gestora do programa de iniciativa comunitária Leader+ (Ligação entre as Acções de Desenvolvimento e Economia Rural).

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Marmeleiro às 13:55





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2009

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Nossos Visitantes