Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Vila Fernando, aqui ao lado

Segunda-feira, 07.02.11

Na rua do Comércio, em Vila Fernando

foto

Posto de Combustíveis resiste à crise

A localidade de Vila Fernando, no concelho da Guarda, dispõe de um Posto de Combustíveis que fornece várias aldeias da região com gasóleo, gasolina sem chumbo, gasolina de mistura (própria para motorizadas e moto-serras), gasóleo verde e gás doméstico. O «Posto de Combustíveis Agostinho Antunes Dionísio» está localizado na Rua do Comércio e actualmente é explorado por Joaquina Dionísio, de 43 anos, filha do proprietário. “Foi o meu pai que montou as bombas há cerca de 22 anos. Aqui na zona, não havia nada. Ele consumia bastantes combustíveis na altura, porque tinha tractores agrícolas, máquinas de captação de água e retro-escavadoras, entre outros equipamentos”, recordou ao Jornal A Guarda.
A empresária também lembra que quando o posto foi instalado “começou a funcionar com uma bomba de gasóleo e, mais tarde, passado um ano ou dois, é que foi colocado o resto”.
O espaço funciona diariamente, entre as 7.00 horas e as 22.00 horas, com a presença de Joaquina Dionísio, que se queixa da crise e do recente aumento do IVA. “De uma maneira geral, quando os combustíveis sobem os consumos diminuem. Sempre assim foi e as pessoas têm tendência a procurar produtos mais baratos. Já não têm dinheiro e têm que ir ao mais económico”, disse. Contou que “muita gente” da área abrangida pelo Posto de Combustíveis de Vila Fernando “vai buscar o gás” e abastecer os depósitos dos automóveis a Espanha “porque a diferença no preço é muito grande”. E, sem qualquer tipo de ressentimento, refere que “cada um vai onde quer”.
Por outro lado, observou que o gasóleo verde, também conhecido por gasóleo agrícola, tem cada vez menor procura. “Desde que a agricultura parou, todos os negócios pararam, não foi só o meu. Tenho clientes para o gasóleo verde, mas já não é como era, há uns anos atrás, quando a agricultura estava no auge aqui na região”. A gasolineira de Vila Fernando serve uma vasta zona do concelho da Guarda e a sua proprietária “conhece os clientes quase todos”. “São do Adão, do Albardo, de Pousade, da Castanheira, do Carpinteiro, de Vila Garcia e do Marmeleiro, entre outras Freguesias”, relatou.
Joaquina Dionísio está actualmente a proceder à remodelação do posto “para corresponder às exigências actuais”.
As obras de modernização, que estão na fase final, contemplam, entre outros aspectos, os arranjos exteriores e a colocação de uma nova pavimentação e de novas tubagens, ficando a cobertura das bombas “para mais tarde”. A gasolineira situa-se na Rua do Comércio de Vila Fernando, onde se encontram vários estabelecimentos comerciais como um talho, um café, uma casa de móveis, uma farmácia e um cabeleireiro. A mesma rua já teve mais lojas “que foram fechando a pouco e pouco”, nomeadamente uma mercearia, uma padaria, uma barbearia e a filial da Cooperativa Agro-Pecuária da Guarda.

 

Notícia em: www.jornalaguarda.com

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Marmeleiro às 17:31





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728

Nossos Visitantes