Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Marmeleiro participa no Encontro de Encomendação das Almas

Segunda-feira, 04.04.11

  

Este ano o 6º Encontro de Encomendação das Almas do Concelho da Guarda decorrerá em Famalicão da Serra.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal da Guarda através do Núcleo de Animação Cultural, contará com a participação de oito colectividades: Grupo de Encomendação das Almas do Marmeleiro, Grupo de Cantares “A Mensagem” de S. Miguel, Grupo de Cantares “Camponeses de Aldeia do Bispo”, Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas, Grupo de Encomendação das Almas da Faia, Grupo de Encomendação das Almas da Castanheira, , Grupo “Vozes da Quinta” da Qtª de Gonçalo Martins/Benespera e o Grupo de Encomendação das Almas de Famalicão da Serra, um grupo novo que se junta a esta tradição, num total de cerca de 170 pessoas envolvidas.
A Encomendação das Almas é uma manifestação popular de carácter religioso em que um grupo de pessoas sai na altura da quaresma, durante a noite, rezando e cantando pelas almas dos mortos.
Esta tradição religiosa ainda persiste em diversas freguesias do Concelho da Guarda, juntando grupos de homens e mulheres que, vestidos de negro, saem pela calada da noite, teimando em fazer sobreviver um ritual cuja origem, como na maioria das tradições, se perde no tempo e corre, como tantas outras, o risco de se perder.
A sua continuidade está a ser apoiada pela Câmara Municipal da Guarda que organizará, este ano, em Famalicão da Serra, no dia 9 de Abril, pelas 21.30 horas, o 6º Encontro de Encomendação das Almas.

Esta actividade é dirigida à população em geral.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Marmeleiro às 17:46





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Nossos Visitantes