Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



De Largo a Praça de S. Domingos

Quarta-feira, 18.03.09

Cerimónia de iauguração da estátua de São Domingos, no Largo de São Domingos.

 

 

Não deixa de ser curiosa a nova denominação toponímica dada ao “Largo de São Domingos”, no Marmeleiro.

Da noite para o dia, um dos locais mais emblemáticos da aldeia e sempre conhecido por Largo de São Domingos, passou a figurar como Praça.

Não resisto a transcrever parte da notícia publicada, a 20 de Setembro de 1968, no Jornal A Guarda, por ocasião da inauguração da Estátua de São Domingos:
 
“Uma rua (e só uma…) empedrada, recentemente também desemboca num largo donde partem mais três arruamentos que, como os vasos sanguíneos, se ramificam para todos os cantos. É ali, onde antes existiu uma capela dedicada a S. Domingos de Gusmão, que se levantou, em 24-8-1968, a elegante estátua ao mesmo santo…”.
O local sempre foi conhecido por Largo de São Domingos, quer pela tradição oral, quer pela tradição escrita. Pelos vistos, no Marmeleiro, a memória histórica já não tem lugar.
 
Deixo algumas dicas sobre o assunto:
 
“Praça de São Pedro, no Vaticano, uma das mais conhecidas e estudadas praças do mundo, projectada pelo arquitecto barroco Lorenzo Bernini. Em uma definição bastante ampla, praça é qualquer espaço público urbano livre de edificações e que propicie convivência e/ou recreação para seus usuários. Normalmente, a apreensão do sentido de "praça" varia de população para população, de acordo com a cultura de cada lugar. Em geral, este tipo de espaço está associado à ideia de haver prioridade ao pedestre e não acessibilidade de veículos, mas esta não é uma regra. O termo também pode, no contexto militar, se referir a uma categoria de sargentos.
No Brasil, a ideia de praça normalmente está associada à presença de ajardinamento, sendo os espaços conhecidos por largos correspondentes à ideia que se tem de praça em países como a Itália, a Espanha e Portugal. Neste sentido, um largo é considerado uma "praça seca".
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 
 
 
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Marmeleiro às 12:29


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.