Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Encomendação das Almas

Quarta-feira, 01.04.09

Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal da Guarda, através do Núcleo de Animação Cultural, organiza no sábado, 4 de Abril, pelas 21.30 horas, nas ruas da Faia, a Encomendação das Almas.O Grupo de Encomendação das Almas do Marmeleiro, da responsabilidade do Centro Cultural e Social do Marmeleiro vai participar na iniciativa.

O evento conta, ainda, com a participação do Grupo de Encomendação das Almas da Faia, Grupo “Vozes da Quinta”, da Quinta de Gonçalo Martins, , Grupo de Encomendação das Almas da Castanheira, Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas e Grupo de Cantares de S. Miguel “A Mensagem”. Para além da participação destas colectividades do concelho, haverá, no final, a actuação do Grupo “As Adufeiras de Monsanto”, na Igreja Paroquial da Faia.
A Encomendação das Almas é uma manifestação popular de carácter religioso em que um grupo de pessoas sai na altura da Quaresma, durante a noite, rezando e cantando pelas almas dos mortos. O seu principal objectivo é justamente rezar pelas almas do purgatório, pedir intercessão pelas almas dos que já morreram e assim reciprocamente, que as almas intercedam pelos que fizeram as orações.
“Esta tradição religiosa ainda persiste em diversas freguesias do concelho da Guarda, juntando grupos de homens e mulheres que, vestidos de negro, saem pela calada da noite, teimando em fazer sobreviver um ritual cuja origem, como na maioria das tradições, se perde no tempo e corre, como tantas outras, o risco de se perder”, segundo os organizadores.
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Marmeleiro às 10:10