Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Festa de São Domingos

Quinta-feira, 30.07.09

De 7 a 10 de Agosto, vai decorrer, no Marmeleiro a Festa de São Domingos. Um momento importante para o convívio e o encontro de amigos e naturais do Marmeleiro.

 

São Domingos de Gusmão nasceu em Caleruega, em Castela, a Velha (Espanha), em 24 de Junho de 1170. Seus pais, de ilustre nascimento, foram Félix de Gusmão e Joana de Aza, que deram origem a uma família de santos. Além de Domingos, os dois outros filhos do casal morreram em odor de santidade. O primeiro foi António de Gusmão, sacerdote que, distribuindo todos seus bens aos pobres, retirou-se a um hospital para servir Nosso Senhor Jesus Cristo em seus membros sofredores. Manes, o segundo, entrou depois para a Ordem dominicana, tornando-se grande pregador e exemplar religioso. Foi beatificado, juntamente com sua mãe, por Gregório XVI.

 Não admira que, numa tal família, o menino Domingos se sentisse atraído para a virtude desde o berço. Conta a tradição que, antes de ele nascer, sua mãe fez uma novena no santuário de São Domingos de Silos, e que no sétimo dia, o santo abade apareceu-lhe rodeado de glória, para anunciar-lhe que o filho que trazia no ventre seria a luz do mundo e a consolação de toda a Igreja. Pouco depois ela viu em sonhos que dava à luz um pequeno que tinha uma tocha na boca e com ela começou a incendiar o mundo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Marmeleiro às 12:26