Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Apresentação de Livro na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço

Terça-feira, 08.06.10

A PAULUS Editora assinalou o 44.º Dia das Comunicações Sociais com o anúncio do lançamento da obra «MAGISTÉRIO DA IGREJA e MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL».

Nesta obra, o autor Francisco Pereira Barbeira, Chefe de Redacção do jornal A Guarda, «desenvolvendo o tema sobre os Meios de Comunicação Social, enriquece-nos como pessoas e em Igreja. Pegando no ensinamento do Concílio Vaticano II e dos Papas João XXIII, Paulo VI e particularmente de João Paulo II, mostra-nos como o magistério da Igreja, nesta temática, se tornou um “grande púlpito” ao serviço da pessoa humana e da sua dignidade, da família e da educação e da formação das consciências para evitar a “parcialidade e a manipulação”», pode ler-se no prefácio do padre Dr. António Luciano Santos Costa.

 

 

A obra está dividida em duas partes distintas. Na primeira, o autor faz uma análise da relação entre o magistério da Igreja e a comunicação social desde o Vaticano II até os nossos dias. Após a análise de diversos documentos, aponta desafios para uma missão através destes meios.

Na segunda parte da obra são apresentadas todas as mensagens para o Dia Mundial das Comunicações Sociais desde PAULO VI a Bento XVI.

 

A primeira mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais data de 1967 e foi escrita pelo Papa Paulo VI.

 

 

Daí para cá são já quarenta e quatro as mensagens que, Paulo VI, João Paulo II e, mais recentemente, Bento XVI, escreveram sobre as mais variadas formas de como as comunicações sociais podem e devem ser usadas ao serviço da palavra de Deus.

Este ano a mensagem de Bento XVI intitula-se «O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra» e também pode ser lida nesta obra que a PAULUS agora apresenta.

A obra «MAGISTÉRIO DA IGREJA e MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL» foi lançada no mercado no início de Junho. A apresentação decorreu, no dia 7 de Junho, na Biblioteca Municipal, Eduardo Lourenço, na Guarda.

 

Sobre o autor:

Francisco Pereira Barbeira é natural do Marmeleiro, concelho da Guarda.

Fez os estudos de humanidades e Teologia nos seminários diocesanos da Guarda, tendo sido ordenado sacerdote em 1994, na Sé da Guarda.

Obteve o master em Comunicación Cristiana, da Faculdade de Ciências da Informação, na Universidade Pontifícia de Salamanca, em 2001, e a licenciatura em Teologia, em 2006, pelo Instituto Superior de Teologia das Beiras e Douro – Universidade Católica Portuguesa.

É correspondente fotográfico da Agência Lusa, na Guarda.

É director do Secretariado Diocesano dos Meios de Comunicação Social.

É páraco de Famalicão da Serra, Fernão Joanes e Vale de Estrela. 

 

 

O Livro

Preço de venda ao público - 13,50 euros

Está à venda em todo o país

 

No Top 10, dos livros mis vendidos da Editora Paulus, ocupa o 6º lugar

http://www.paulus.pt/

 

(livraria virtual)

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Marmeleiro às 17:22


3 comentários

De isa a 08.06.2010 às 20:51

Parabéns mano. Que este seja o primeiro de muitos sucessos. A apresentação do livro pelo padre Luciano foi excelente.

De Jerónimo Conde a 09.06.2010 às 16:52

Parabéns pela obra Padre "Chico", os maiores sucessos pessoais são os desejos do amigo Jerónimo Conde

Aquele abraço

De Domingos Costa a 17.06.2010 às 11:18

Parabéns Francisco!
A arte da escrita liberta-nos, organiza-nos, consciencializa-nos, ... acrescenta-nos como ser social. Merece a pena tirar do tinteiro inquietações que nos tranquilizam.
É bom gentes da nossa terra (Marmeleiro) terem consciência crítica.

Força!
"Pau de Marmeleiro é difícil de vencer."
Domingos Costa

Comentar post