MARMELEIRO
Marmeleiro é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 27,76 km² de área e 516 habitantes (2001). Densidade: 18,6 hab/km². No património construído é referência: Igreja Paroquial; Capela de São Sebastião; Casa Paroquial (com brasão)
Cargaleiro pintou o Marmeleiro
O nome Marmeleiro faz parte da pintura de Manuel Cargaleiro que se encontra à entrada do edífício da antiga Câmara Municipal da Guarda, na Praça Velha (Praça Luís de Camões).
Manuel Cargaleiro (Chão das Servas, 16 de Março de 1927) é um pintor e ceramista português.
Nascido em concelho de Vila Velha de Ródão (distrito de Castelo Branco), viveu desde criança na margem Sul do Tejo, nos concelhos de Almada e Seixal.
Em 1949 participou no Primeiro Salão de Cerâmica organizado por António Ferro em Lisboa e, em 1952, realizou a primeira exposição individual de cerâmica organizado pelo então Secretariado Nacional de Informação (SNI).
Foi professor de cerâmica na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa, e tem desde 1994 no Seixal (Fogueteiro), baptizada com seu nome, a escola secundária Manuel Cargaleiro.
Em 1957 fixou residência em Paris onde está representado em permanência na Galeria Albert Loeb mas a partir do último quartel do século XX passou a trabalhar quer em França quer em Lisboa e Monte da Caparica.
A 31 de Janeiro de 1990 criou em Lisboa a Fundação Manuel Cargaleiro à qual doou um vasto conjunto das suas obras e a colecção constituída por objectos de várias temáticas. Possui um atelier na Fábrica Viúva Lamego, em Sintra, e, a partir de 1999, em Vietri sul Mare (província de Salerno, Itália) onde, em 2004, foi inaugurado o Museo Artistico Industriale Manuel Cargaleiro. [1]
Vai ter um museu dedicado à sua obra na Quinta da Fidalga no Seixal - Museu Cargaleiro.